domingo, 15 de maio de 2011

O Pardal Salvador de Ulm

Ulm tem como animal símbolo da cidade um pardal. Sim, um pardal! Aquele passarinho comum em tudo que é lugar do mundo.

E há uma lenda para explicar porque esta pequena ave foi escolhida como símbolo da cidade. E vamos dizer que é uma lenda muito estranha, como verão a seguir.

Tudo começou em um ano qualquer quando Ulm era apenas um burgo medieval. Os homens geralmente saiam dos muros da cidade e iam buscar grandes troncos de madeira nas florestas para construírem as suas casas. Até ai tudo bem, normal, correto? O problema começou ( que baita problema vejam vocês!) quando ao chegarem com as enormes toras de madeira junto ao portão do burgo, à época murado, as toras não passavam por tal portão visto que elas eram carregadas transversalmente nas carroças, conforme desenho explicativo abaixo.

Pois bem. Criara-se o problema. Eles tinham a madeira para as casas, porém não conseguiam entrar na cidade. E agora? Então foram aos conselheiros da cidade e nada, nenhum soube resolver o problema. Perguntaram então para o prefeito, o homem mais sábio. Ele nada soube fazer.

Ai então surgiu o ser salvador. O pardal. Isso mesmo, você que lê esse texto já deve ter resolvido o problema, mas o pardal também resolveu. Estava lá a pequena ave no alto de uma casa construindo o seu ninho tranquilamente quando o mesmo problema surgiu. Um pedaço de palha ficou para fora do ninho e não passava pela entrada. O que o pardal fez? Com a sua grande astúcia, pegou a palha com o bico, virou 90 graus e entrou com a palha pela entrada. Sem segredos. A sorte da cidade de Ulm é que um morador viu o pardal fazer essa proeza e pensou "Por que não fazemos o mesmo?". Resolvido o problema da cidade. As toras foram viradas em 90 graus e entraram facilmente pelos portões da cidade. E Ulm pode prosperar. Em homenagem o pardal foi atestado como animal símbolo da cidade.

Pois é. Sabe o que pior? Ulm foi a cidade onde nasceu e cresceu Albert Einstein!

Um comentário:

  1. Aê Marcão, sorte que vc tá ai longe, pq se estivesse aqui ficaria indignado com o frango histórico (muito maior do que o pardal de Ulm hahaha) que seu goleiro tomou agora na final.

    Saudações palestrinas,
    Passetti

    ResponderExcluir