quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Monstruosa


Ulm é uma cidade fundada por volta do século IX. Localiza-se na divisa entre Baden-Wutenberg e a Baviera, às margens do Rio Danúbio, aqui chamado de Donau. É uma cidade razoavelmente grande e muito interessante.

Mas o que mais chama a atenção neste local é a famosa Ulm Munster, que deveria significar a monstruosa de Ulm, pois é muito grande e alta. Mas na verdade significa catedral de Ulm. Ela é a catedral com a torre mais alta do mundo chegando a 161 metros, e com degraus - 768 no total - até 143 metros. Degraus esses que percorri e cansei bastante. Melhor que qualquer dia na academia. Mas o pior não é subir, que só é cansativo; o problema é sim descer, quando fui descendo e olhando para baixo.

Ulm foi devastada durante a Segunda Guerra Mundial. No final de 1944 os Aliados bombardearam-na destruindo boa parte da cidade. A Catedral ainda manteve-se de pé em sua maioria, e também as casas da cidade baixa, mais antiga, porém a cidade que circundava a catedral praticamente desapareceu, por isso hoje percebe-se que os prédios na área central são mais modernos. Segundo a senhora que trabalha no museu da cidade foram despejadas 770 toneladas de bombas em apenas 20 minutos contra a cidade. Aposto que os generais e políticos que fazem as guerras não estavam lá embaixo.

Vale a pena visitar Ulm. Cidade onde nasceu Albert Einstein, mas que tem uma história muito interessante sobre o animal símbolo da cidade, o pardal. Mas essa eu deixarei para depois.

Visitei também o Donau Stadion, campo do SSV Ulm 1846, da Regionaliga Sud alemã. Nunca entrei em um estádio tão facilmente. Ele fica aberto quando não há partidas. O clube é alvinegro como o Timão. Fotos do estádio serão publicadas no ludopedio.com.br . Aguardem.

Um comentário:

  1. Marcão, que fácil essa imigração hein?

    Como é bom um sistema eficiente de transporte sobre trilhos. Leve a experiência para a SPTrans, quem sabe se inspirem hehehe

    Como uma catedral dessa altura não foi destruída durante a WWII?

    ResponderExcluir